quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Transamérica Rio 101.3 - 32 anos de história - A emissora mais antiga da Cidade do RJ estando no ar!!


Rádio Transamérica de São Paulo Ltda. Esta a razão social da Transamérica Fm 101,3 RJ.
 

1977 - Começaram a chegar ao Rio de Janeiro, os equipamentos da emissora. O material técnico comprado pelo Banco Real S/A, proprietário da Transamérica, ficou guardado no depósito do banco, no bairro de Bonsucesso zona norte do Rio, até ser definido o local da montagem e instalação da rádio. O prédio escolhido no bairro de São Francisco Xavier, foi utilizado pela gravadora de discos Equipe, que havia mudado recentemente daquele local. Rua São Francisco Xavier, 961 bem pertinho da Mangueira, esse foi o primeiro endereço dos estúdios da 101,3 Transamérica RJ.
  

  

José Augusto Porchat e Edeltrudes Marques da Silva (Dudu) foram os responsáveis diretos pelo comando da equipe de técnicos que montaram a emissora, que a principio, não foi projetada para ter locutores e programação ao vivo.







A idéia, na época, é que a emissora funcionaria “programada e operada” por um computador central (não existia o pc). Um computador central comandaria todos os equipamentos. Na realidade cada máquina, cada cartucheira, cada gravador/reprodutor, seria abastecido com uma "informação/evento", e o computador, que parecia uma geladeira, acionaria a seqüência e a rádio assim transmitiria sua programação. (sistema que não funcionou muito bem, travava muito).





 Eram sete racks montados em uma sala-estúdio. Os racks repletos de equipamentos, e uma mesa de controle, formavam o ambiente. Um operador estaria sempre de plantão, não para operar a rádio, mas para carregar cartucheiras, e trocar os rolos de fita-magnética, onde estavam gravadas as músicas e textos.


Os equipamentos: Quatro máquinas da marca Ampex modelo ATR-100 para rodar as músicas, seis cartucheiras ITC onde rodavam os informativos hora-certa etc, três carrosséis para os comercias e outras dezenas de quinquilharias estavam lá.


Assim funcionou a Rádio Transamérica do Rio de Janeiro de 1978 a 1985.
Em ‘85, foi contratado o pessoal para a transformação do “enlatado” para o “ao Vivo”. Um novo estúdio foi montado na Av Marechal Rondon, 572 no mesmo bairro, e a rádio foi transferida pra lá.


Agora Veja 2 fotos tiradas do extinto programa " Chá das Cinco "










Neste programa Paulo Beto apresenta Fausto Fawcete e Kid Abelha nos estudios Transamérica RJ.  




Fonte da Matéria : http://radialist.as/group/radiotransamericafm1013riodejaneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário